A Unidade de Local Saúde (ULS) do Médio Tejo vai disponibilizar, a partir de 13 de março, no Polo de Alcaravela, um período semanal de teleconsulta às quintas-feiras das 9h às 13h.
Este projeto, no qual os utentes irão ter acesso a consultas médicas na Unidade de Cuidados de Saúde Primários (UCSP) através de sistema de videoconferência, dirige-se, sobretudo, a utentes com necessidade de vigilância de doenças crónicas sendo que estas consultas terão um tempo indicativo de 20 minutos, podendo também ser realizadas neste âmbito tarefas clínicas não presenciais, nomeadamente renovação de receituário crónico. O projeto prevê, ainda, a existência de uma consulta conexa de enfermagem sempre que indicado.
O serviço de informática da ULS Médio Tejo assegurará todas as condições necessárias para o desenvolvimento do projeto, providenciando também a formação necessária aos profissionais da UCSP Sardoal.
A ULS do Médio Tejo prevê que esta resposta possa mitigar, de forma transitória, a dificuldade de acesso a consultas médicas aos utentes sem médico de família nesta unidade, diminuindo também a necessidade destes utentes terem de recorrer às consultas de recurso e ao serviço de urgência nas situações que possam orientadas em consulta programada e sem a presença física do médico.