A 5ª Geração do CLDS arrancou no nosso Concelho a 2 de janeiro.
Esta geração tem como Entidade Coordenadora Local de Parceria o Município de Sardoal e uma Equipa Técnica constituída pela Coordenadora Soraia Mourato, Psicóloga, pela Técnica Patrícia Correia, também Psicóloga e pela Técnica Cláudia Crispim, Assistente Social.
Este projeto denominado de Terra.Pura Sardoal 5G tem como objetivo principal prevenir e combater a exclusão social, garantir a coesão social e territorial, através de políticas de inclusão social e combate à pobreza, concentrando as intervenções nos grupos populacionais que evidenciem fragilidades mais significativas e promovendo a mudança tendo em conta os fatores de vulnerabilidade.
Assenta a sua atividade em 3 dos 4 Eixos que integram a intervenção dos CLDS 5G:
Eixo 1 - Emprego, Formação e Qualificação;
Eixo 3 - Promoção da autonomia, envelhecimento ativo e longevidade;
Eixo 4 - Desenvolvimento social, capacitação comunitária e intervenção em contextos de emergência social e de cenários de exceção.
Definição
Programa: Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão (PESSOAS2030)
Fundo: Fundo Social Europeu +
Tipologia de operação: Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS)
Aviso para Apresentação de Candidaturas: PESSOAS-2024-12
Data de início da operação: 01-01-2025
Código da operação: PESSOAS-FSE+-01341000
Organismo Intermédio responsável: INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P.
Benificiário: Câmara Municipal de Sardoal
Custo Total Elegível: 520.000,00€
O que é o CLDS | Contrato Local de Desenvolvimento Social?
Tendo como finalidades primordiais a promoção da inclusão social, o combate à pobreza e a promoção da coesão territorial, o Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social (Programa CLDS) tem permitido o acesso a financiamento em territórios que revelam maiores dificuldades de mobilização para a apresentação de projetos em determinadas áreas temáticas fundamentais no combate à pobreza e exclusão social. A intervenção dos CLDS é direcionada para os grupos vulneráveis identificados em função das vulnerabilidades sociais que caraterizam o território. O objetivo da tipologia de operação consiste no combate à pobreza e na promoção da inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social, num determinado território, mobilizando para o efeito a ação integrada de diferentes agentes e recursos localmente disponíveis, firmando-se como um instrumento de combate à exclusão social marcado por uma intervenção realizada em parceria, de forma a:
- Aumentar os níveis de coesão social dos concelhos objeto de intervenção dinamizando a alteração da sua situação socio territorial;
- Concentrar a intervenção nos grupos populacionais que em cada território evidenciam fragilidades mais significativas, promovendo a mudança na situação das pessoas tendo em conta os seus fatores de vulnerabilidade;
- Potenciar a congregação de esforços entre o sector público e o privado na promoção e execução dos projetos através da mobilização de atores locais com diferentes proveniências;
- Fortalecer a ligação entre as intervenções a desenvolver e os diferentes instrumentos de planeamento existentes de dimensão municipal.
Terra.Pura Sardoal 5G
A 5ª Geração do CLDS iniciou no dia 1 de janeiro de 2025 no Concelho de Sardoal, tendo como Entidade Coordenadora Local de Parceria o Município de Sardoal e uma Equipa Técnica constituída por uma Coordenadora e duas Técnicas.
Este projeto denominado de Terra.Pura Sardoal 5G pretende prevenir e combater a exclusão social, garantir a coesão social e territorial, através de políticas de inclusão social e combate à pobreza, concentrando as intervenções nos grupos populacionais que evidenciem fragilidades mais significativas, recorrendo a uma abordagem integrada e territorializada, em função dessas vulnerabilidades, adequando a intervenção e mobilizando os recursos existentes com vista ao desenvolvimento social do Concelho.
Assenta a sua atividade em 3 dos 4 Eixos que integram a intervenção dos CLDS 5G, de acordo com o n.º 1 do Art.º 5.º da Portaria n.º 428/2023, de 12 de dezembro :
Eixos de Intervenção
Eixo 1 - Emprego, Formação e Qualificação;
Eixo 3 - Promoção da autonomia, envelhecimento ativo e longevidade;
Eixo 4 - Desenvolvimento social, capacitação comunitária e intervenção em contextos de emergência social e de cenários de exceção.
Ações / Atividades
Na estratégia de intervenção do Terra.Pura Sardoal 5G foram delineadas ações para os 48 meses de vigência do projeto. São 19 atividades que espelham os objetivos específicos de cada Eixo.
Objetivos principais
A intervenção do Terra.Pura Sardoal 5G pretende:
- Combater o desemprego e aumentar os níveis de formação e qualificação;
- Promover a autonomia da população idosa e investir no envelhecimento ativo e aumento da longevidade;
- Intervenção mais eficaz em contextos de emergência social, promovendo o desenvolvimento social do Concelho;
- Capacitação comunitária de forma a combater a exclusão social;
- Investir numa intervenção coesa e integrada;
- Promover a redução de fatores de vulnerabilidade dos cidadãos;
- Mobilizar atores locais nas várias intervenções e problemáticas, criando um elo de ligação entre o setor privado e o setor público;
- Investir num planeamento municipal que fortaleça as ligações entre as diferentes intervenções a desenvolver.
Público-Alvo
- Instituições/associações/empresas
- Pessoas em situação de desemprego
- Crianças e jovens
- Agregados familiares de baixos rendimentos
- População sénior
- Comunidade geral
Contactos
241 850 000
Página do Facebook: https://www.facebook.com/terra.purasardoal5g