Biblioteca Municipal
Inaugurada a 6/12/1997 na presença de Vasco Graça Moura, Armando Fernandes e Ana Gaiaz, quadros superiores da Fundação Calouste Gulbenkian, a Biblioteca Fixa Calouste Gulbenkian n.º 176 funcionou até dezembro de 2002, data em que a Fundação encerrou o Serviço de Bibliotecas e Apoio à Leitura e com isso extinguiu as bibliotecas fixas. Nessa ocasião a Fundação doou todo o espólio da então Biblioteca Fixa n.º 176 à Câmara Municipal de Sardoal, dando início ao funcionamento da Biblioteca Municipal de Sardoal.
De 1997 a 2007 o serviço de biblioteca ocupou parte do antigo Externato Rainha Santa Isabel, Escola de Música da Filarmónica União Sardoalense, uma delegação do Instituto Português da Juventude, entre outros. A 12/03/2007 a Biblioteca foi transferida para parte da Casa Grande ou dos Almeidas, no centro histórico, e aí permaneceu até 21/03/2025, retornando à casa mãe após obras de requalificação no edifício do antigo externato, que decorreram entre 2022 e 2024. O valor da requalificação atingiu os 924.766,08€, com uma taxa de cofinanciamento europeu de 100%. Os equipamentos tiveram um custo aproximado de 100 mil euros, suportados pelo Município.
O novo edifício da Biblioteca apresenta amplas áreas, espaços luminosos e confortáveis, uma vista de 360º sobre a vila e os espaços esperados numa Biblioteca: área infantil, juvenil, leitura geral (periódicos, conhecimento e literatura), reuniões, área multiusos, assim como um terraço, um pequeno auditório de exterior e área verde envolvente.
A Biblioteca Municipal, através dos seus serviços, valências e espaços funcionais, prossegue a estratégia definida no Manifesto da Unesco, de promoção e incentivo à leitura, à literacia e à cultura, assente numa relação dinâmica com a população.
O acervo da Biblioteca ultrapassa as 20 mil obras, repartidas por temáticas e géneros diversos, acessíveis à consulta local ou através do empréstimo domiciliário. Estão disponíveis diversos computadores para acesso dos utilizadores à Internet, fruto da aplicação do Plano de Recuperação e Resiliência para as bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.
Os utilizadores podem, através do seu número de leitor e credencial de acesso, fazer reservas no catálogo (http://pacweb.cm-sardoal.pt/) e aceder gratuitamente à imprensa periódica disponibilizada pela plataforma PressReader.
Ao longo do ano são promovidas diversas atividades, destinadas a todos os tipos de público, tendo como principais objetivos o incentivo à leitura, a partilha de ideias e de saberes, a aprendizagem ao longo da vida, a cidadania, as literacias, e a ocupação de tempos livres, nomeadamente através da criação de um Clube de Leitura e de uma estreita relação com o Agrupamento de Escolas de Sardoal, a Universidade Sénior de Sardoal e os Centros de Dia do Município.
Morada:
Avenida Tapada da Torre, 2A 2230-161 Sardoal
Horário:
Terça-feira: 11h-13h e 14h-18h
Quarta a sábado: 10h-13h e 14h-18h.
Encerra às segundas, domingos e feriados
Ficha de Inscrição Leitor (adulto)
Ficha de Inscrição Leitor (menores)
Declaração dos Encarregados de Educação
Regulamento (Diário da República)
Biblioteca Online
Concursos
Concurso de Fotografia “Vamos Fotografar Gentes da Minha Terra”
Pelo terceiro ano consecutivo, a Biblioteca Municipal volta a aderir ao projeto Marcas na História, sendo que a edição de 2024/2025 do concurso de fotografia tem como tema "Vamos fotografar gentes da minha terra".
O concurso pretende valorizar as “gentes da minha terra”; desenvolver o gosto pela fotografia como meio de expressão cultural e estética; e fomentar, reconhecer e premiar a capacidade e criatividade fotográfica dos participantes.
Mais informações na Biblioteca Municipal ou pelos seguintes contactos: email
Feira do Livro
A Biblioteca Municipal de Sardoal organiza todos os anos uma Feira do Livro em Dezembro, na semana que antecede a Festividade Natalícia.
Em 2022 e 2023 o evento ganhou um carater solidário, sendo na verdade um incentivo à leitura, de combate ao desperdício (livros usados), bem como um desafio ao espírito de solidariedade da comunidade. A Biblioteca disponibiliza, de entre os muitos livros em bom estado que recebe por doação, os que não precisa para serem trocados por bens de primeira necessidade que são reencaminhados para o Serviço de Ação Social do Município e revertem para os mais carenciados do concelho.
PressReader
A partir de agosto de 2021, no âmbito da cooperação das Bibliotecas Públicas do Médio Tejo (BPMT), a Biblioteca Municipal de Sardoal disponibiliza gratuitamente aos seus utilizadores o serviço PressReader.
A PressReader é uma plataforma digital que disponibiliza o acesso direto e integral a jornais e revistas de mais de 120 países, em mais de 60 línguas, permitindo uma experiência de leitura envolvente através de uma plataforma com várias funcionalidades, como por exemplo a leitura em voz alta, a tradução de textos para português ou outras línguas, a cópia e partilha de artigos, entre outras.
Existem diversas publicações em língua portuguesa tais como o Correio da Manhã, Record, PC Guia, Bikes World, Cães & Companhia, TV Guia, Men's Health, Volta ao Mundo, entre outras.
Ainda não é utilizador da Biblioteca Pública?
Inscreva-se e poderá pesquisar e desfrutar dos seus títulos favoritos.
Como aceder através da página do catálogo da biblioteca?
1. Aceda ao catálogo da biblioteca em
https://pacweb.cm-sardoal.pt
2. Efetue o login na área do leitor ( ) , utilizando as credenciais solicitadas.
3. Clique em “Área do Leitor”
4. Clique em “Acesso ao Pressreader”.
5. Feito! Boas leituras!
Redes de Bibliotecas
Rede de Bibliotecas de Sardoal
A Rede de Bibliotecas de Sardoal surgiu da convergência de esforços entre os parceiros, visando a articulação, promoção, concertação e divulgação de estratégias e atividades de promoção da leitura. Através desta rede é possível disponibilizar mais recursos e serviços aos cidadãos, estreitando a proximidade entre a informação e o leitor, potenciar a documentação existente e dispersa pelos vários núcleos bibliotecários, promovendo a partilha destes recursos e a criação de um catálogo coletivo. Consulte aqui.
Protocolo Rede Bibliotecas Sardoal
Rede de Bibliotecas Públicas Municipais do Médio Tejo
As Bibliotecas Públicas Municipais do Médio Tejo procuram desenvolver-se numa filosofia de Rede, através de parcerias com os diferentes agentes, nomeadamente municípios e escolas, como espaço agregador de recursos para o desenvolvimento da literacia digital, da informação e dos média, na formação de leitores críticos e na construção da cidadania. Este trabalho colaborativo tem em vista consolidar a organização da Rede de Bibliotecas do Médio Tejo, promover a sustensliderilidade destes equipamentos e proporcionar uma atualidade e fiabilidade de conteúdos que sejam garante de usabilidade para a comunidade de utilizadores.
Consulte aqui.
Semana da Leitura
Todos os anos a Rede de Bibliotecas de Sardoal, composta pela Biblioteca Municipal e a Biblioteca Escolar, organizam com o Município e o Agrupamento de Escolas de Sardoal, a Semana da Leitura, uma iniciativa lançada pelo Plano Nacional de Leitura e que cada Município organiza localmente para a sua comunidade. O evento pretende estimular o gosto pelo livro e pela leitura, aliando-o a outras formas de artes e expressão artísticas.
“Quando o Livro vai a Casa”
“Quando o livro vai a casa”
As Bibliotecas Públicas são meios culturais acessíveis a todos e este projeto visa tornar a Biblioteca Municipal de Sardoal ainda mais acessível, promovendo a aproximação à comunidade e o acesso a todos os que pretendem requisitar recursos do acervo da Biblioteca, mas que não o possam fazer pelos seus próprios meios. Desta forma, após um contacto prévio - com indicação do que pretende e qual o horário para entrega, serão entregues em casa ou no local de trabalho dentro Concelho de Sardoal, os recursos requisitados previamente.
Os destinatários deste projeto são os leitores inscritos na Biblioteca Municipal, podem requisitar até um máximo de cinco recursos (livros, DVD, revistas), por um período de 15 dias, renováveis por outros 15, caso não haja leitores em espera pelo mesmo recurso. Caso não seja ainda leitor da Biblioteca, indique no email o seu n.º de Bilhete de Identidade / Cartão de Cidadão ou n.º de Passaporte (no caso de cidadãos estrangeiros), e ser-lhe-á atribuído um n.º de leitor para que possa requisitar.”
Informações e inscrições através do email: