Biblioteca

Biblioteca

Biblioteca Municipal

 

 

Inaugurada a 6/12/1997 na presença de Vasco Graça Moura, Armando Fernandes e Ana Gaiaz, quadros superiores da Fundação Calouste Gulbenkian, a Biblioteca Fixa Calouste Gulbenkian n.º 176 funcionou até dezembro de 2002, data em que a Fundação encerrou o Serviço de Bibliotecas e Apoio à Leitura e com isso extinguiu as bibliotecas fixas. Nessa ocasião a Fundação doou todo o espólio da então Biblioteca Fixa n.º 176 à Câmara Municipal de Sardoal, dando início ao funcionamento da Biblioteca Municipal de Sardoal.


De 1997 a 2007 o serviço de biblioteca ocupou parte do antigo Externato Rainha Santa Isabel, Escola de Música da Filarmónica União Sardoalense, uma delegação do Instituto Português da Juventude, entre outros. A 12/03/2007 a Biblioteca foi transferida para parte da Casa Grande ou dos Almeidas, no centro histórico, e aí permaneceu até 21/03/2025, retornando à casa mãe após obras de requalificação no edifício do antigo externato, que decorreram entre 2022 e 2024. O valor da requalificação atingiu os 924.766,08€, com uma taxa de cofinanciamento europeu de 100%. Os equipamentos tiveram um custo aproximado de 100 mil euros, suportados pelo Município.


O novo edifício da Biblioteca apresenta amplas áreas, espaços luminosos e confortáveis, uma vista de 360º sobre a vila e os espaços esperados numa Biblioteca: área infantil, juvenil, leitura geral (periódicos, conhecimento e literatura), reuniões, área multiusos, assim como um terraço, um pequeno auditório de exterior e área verde envolvente.
A Biblioteca Municipal, através dos seus serviços, valências e espaços funcionais, prossegue a estratégia definida no Manifesto da Unesco, de promoção e incentivo à leitura, à literacia e à cultura, assente numa relação dinâmica com a população.


O acervo da Biblioteca ultrapassa as 20 mil obras, repartidas por temáticas e géneros diversos, acessíveis à consulta local ou através do empréstimo domiciliário. Estão disponíveis diversos computadores para acesso dos utilizadores à Internet, fruto da aplicação do Plano de Recuperação e Resiliência para as bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.
Os utilizadores podem, através do seu número de leitor e credencial de acesso, fazer reservas no catálogo (http://pacweb.cm-sardoal.pt/) e aceder gratuitamente à imprensa periódica disponibilizada pela plataforma PressReader.


Ao longo do ano são promovidas diversas atividades, destinadas a todos os tipos de público, tendo como principais objetivos o incentivo à leitura, a partilha de ideias e de saberes, a aprendizagem ao longo da vida, a cidadania, as literacias, e a ocupação de tempos livres, nomeadamente através da criação de um Clube de Leitura e de uma estreita relação com o Agrupamento de Escolas de Sardoal, a Universidade Sénior de Sardoal e os Centros de Dia do Município. 

 

Morada:
Avenida Tapada da Torre, 2A 2230-161 Sardoal

Horário:
Terça-feira: 11h-13h e 14h-18h
Quarta a sábado: 10h-13h e 14h-18h.
Encerra às segundas, domingos e feriados

 

facebook icon

 

Ficha de Inscrição Leitor (adulto)

Ficha de Inscrição Leitor (menores)

Declaração dos Encarregados de Educação

Termo de Doação

Regulamento (Diário da República)

 

Image

Contactos

CÂMARA MUNICIPAL

241 850 000 (Chamada rede fixa nacional)
geral@cm-sardoal.pt

BOMBEIROS MUNICIPAIS

241 850 050 (Chamada rede fixa nacional)

EMERGÊNCIA SOCIAL

926 513 181 (Chamada rede móvel nacional)
emergencia.social@cm-sardoal.pt

Image