Durante a Semana Santa, em Sardoal, as Igrejas e Capelas do Concelho vão estar decoradas com tapetes feitos de pétalas de flores e verduras naturais, com desenhos alusivos à época.
Entre Quinta-feira Santa, 17 de abril, e Domingo de Páscoa, 20 de abril, os tapetes nos templos refletem o empenho com que a comunidade Sardoalense trabalha e se envolve na Semana Santa, criando verdadeiras obras de arte.
Pelo décimo ano, também as Igrejas e Capelas de fora da Vila estão adornadas com flores e verduras. O Município disponibilizará transporte para visitar estes templos no sábado, 19 de abril, com partida junto ao Centro Cultural Gil Vicente, pelas 10 horas.
Os tradicionais tapetes de flores e verduras são uma das iniciativas mais emblemáticas das Celebrações da Semana Santa e Páscoa em Sardoal, atraindo, todos os anos, milhares de visitantes. Esta é uma tradição cultural que se julga ser única no país, remontando a um passado longínquo, sabendo-se que já existia com grande esplendor no século XIX.
Recorde-se que a Semana Santa de Sardoal foi incluída, em dezembro de 2023, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial por parte da Direção Geral do Património Cultural, com publicação em Diário da República a 29 desse mês.
Os Programas Religioso e Complementar estão disponíveis aqui.