O Secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos, irá marcar presença no encerramento do X Encontro Internacional de Piano de Sardoal que terá lugar no domingo, 6 de julho, pelas 18 horas, no Centro Cultural Gil Vicente com a participação da Orquestra Filarmonia das Beira (OFB).
A OFB apresenta-se com a pianista Ásta Dóra Finnsdóttir sob a direção musical do maestro convidado Henrique Constância, num concerto em que será interpretado o Concerto para piano nº 1 em Mi bemol maior, S.124 de Franz Liszt, a Suite de El Amor Brujo de Manuel de
Falla e a Abertura de L’Italiana in Algeri de Gioachino Rossini.
A OFB iniciou o seu percurso em dezembro de 1997, contando, desde então, com participações nos principais festivais de música do país e do estrangeiro e desenvolvendo importantes cooperações e coproduções com outros organismos artísticos. Ao longo da sua existência, a OFB tem sido regularmente dirigida por alguns maestros estrangeiros e pelos mais conceituados maestros em atividade em Portugal, e tem colaborado com músicos de grande prestígio nacional e internacional no âmbito do repertório da música erudita.
O Encontro Internacional de Piano de Sardoal, que se iniciou a 28 de junho, contou com mais de 80 participantes, oriundos de 23 países, e apresentou um programa diversificado e de elevada qualidade, combinando concertos sinfónicos, recitais e música de câmara, formação especializada, X Concurso Internacional de Piano – Prémio Sardoal Jovem Talento, Caminhada-concerto "Música pelo Património" e Cine-concerto, que este ano faz uma homenagem a Carlos Paredes.
O X Encontro Internacional de Piano de Sardoal conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República e tem o apoio institucional de outras entidades de relevo nacional, como o Turismo do Centro, a Cinemateca, a RTP 2 e a Antena 2. De referir ainda que a iniciativa é financiada pela Direção Geral das Artes, ao abrigo do Apoio à Programação da RTCP.
Na cerimónia terá, ainda, lugar a assinatura de um Protocolo de Parceria entre o Município de Sardoal e o Plano Nacional das Artes (PNA), á com a presença de Paulo Pires do Vale, comissário do PNA.