

A tradicional Feira de S. Simão, também conhecida como “Feira da Fossa”, está de volta às ruas da nossa Vila no dia 28 de outubro.
Esta Feira volta a trazer ao Sardoal o bom sabor das castanhas, das nozes, das amêndoas e dos figos secos, caracterizando-se sobretudo pelas transações de cereais e de frutos secos, próprios deste período sazonal.
O Município de Sardoal promove, no fim de semana de 21 e 22 de dezembro, um Mercado de Natal que decorrerá, entre as 10 e as 19 horas, nas instalações do mercado municipal.
A iniciativa contará com a presença de mais de duas dezenas de produtores e artesãos locais que terão os seus produtos à venda e com um bar, cujo funcionamento será assegurado pelos Amigos da Igreja Matriz, revertendo o lucro para as obras de requalificação deste importante imóvel.
O tradicional Mercado de Janeiro volta às ruas de Sardoal no domingo, dia 12 de janeiro. Este mercado, de caráter anual, realiza-se sempre no segundo domingo de cada ano e carateriza-se pela comercialização, essencialmente, de utensílios agrícolas e alimentos próprios desta época.
O Mercado de Janeiro da Vila de Sardoal continua a ser fonte mobilizadora das populações das terras limítrofes, que aqui se deslocam em ambiente de animação e convívio para fazerem as suas compras.
A tradicional Feira da Primavera está de regresso ao Sardoal no dia 25 de maio.
A Feira vai ocupar o parque de estacionamento junto à Praça da República, a rua Dr. Lúcio Serras Pereira e a Av. D. João III, estando à venda, entre outros produtos, vestuário, calçado, loiças e utensílios agrícolas.
A Feira da Primavera é a mais recente na sede do Concelho, tendo sido criada por volta de 1970, pelo então Presidente do Município, Dr. Álvaro Andrade e Silva Passarinho. Em 1989 foram-lhe atribuídas características de Feira Franca, abolindo-se o pagamento dos terrados, o que permitiu melhorar a oferta e a procura.
O Município aderiu, pelo segundo ano consecutivo, à iniciativa “Gosto do Meu Mercado”, que decorre sob o mote “Maio, Mês dos Mercados”.
Neste sentido, no dia 31 de maio, o Mercado Municipal recebe a Turma de Música e Cavaquinho da Universidade Sénior de Sardoal, a partir das 10 horas.
O Município convida a população a visitar o Mercado Municipal, onde será possível tomar um café e desfrutar de uma manhã agradável, num ambiente de convívio e valorização daquele espaço público, dos produtores e dos seus produtos.
A iniciativa visa fomentar o consumo de produtos locais, incentivando a economia local e a sustentabilidade ambiental.
"Gosto do Meu Mercado” é uma campanha internacional que pretende a dinamização dos mercados grossistas ou retalhistas, envolvendo as comunidades locais.
A tradicional Feira de S. Simão, também conhecida como “Feira da Fossa”, está de volta às ruas da Vila de Sardoal no dia 28 de outubro.
Esta Feira volta a trazer ao Sardoal o bom sabor das castanhas, das nozes, das amêndoas e dos figos secos, caracterizando-se sobretudo pelas transações de cereais e de frutos secos, próprios deste período sazonal.
Com fortes raízes na História e Cultura deste Concelho, a Feira de S. Simão realiza-se sempre a 28 de outubro, por ser este o dia escolhido para a chegada dos “Capuchos”, como eram designados os grupos de homens e mulheres oriundos da Beira Baixa que se deslocavam para a nossa região na época da apanha da azeitona.
Apesar de existirem registos documentais que comprovam que esta Feira já se realizava em 1750, foi em meados dos anos 70 do século passado que atingiu lugar entre as mais importantes e concorridas feiras de toda a região norte do Ribatejo. Constituía, na época, uma boa oportunidade para população da região adquirir roupa e calçado para o inverno que se aproximava.
O outono chega com cores, cheiros e sabores especiais e a CRECHE MUNICIPAL DE SARDOAL realizará uma Feira de Outono nos dias 30 e 31 de Outubro das 15h30h às 19h00.
Haverá produtos da horta, legumes, frutas, pão, doces, compotas e produtos artesanais preparados com todo o carinho pelos Encarregados de Educação e pela Comunidade Escolar.
Visite e saboreie o melhor que o nosso OUTONO tem para oferecer!
