Agenda

Calendário de eventos

Escolher Data:
sábado, abril 11, 2026
10:00

Dia Nacional dos Moinhos

Sardoal

Em celebração do Dia Nacional dos Moinhos, os Moinhos de Entrevinhas vão receber um conjunto de atividades abertas a toda a população, no sábado, 11 de abril, entre as 8h45m e as 19 horas.

A partir das 10 horas decorrerá uma Feira de Artesanato com artesãos e produtores do Concelho, assim como jogos tradicionais.

À tarde, a partir das 14h30m, para os mais novos haverá insufláveis, pinturas faciais e atividades lúdicas dinamizadas pela Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Sardoal (APEEAES).

O período da tarde será, ainda, preenchido pela atuação da turma de Música da Universidade Sénior de Sardoal, por uma apresentação (aula aberta) das turmas de Hip Hop da APEEAES e pelo do Grupo de Concertinas “Terra da couve” de Valhascos.

Entre as 10h00 e as 19h00 estará ainda aberto ao público o Núcleo Museológico dos Moinhos, local onde os visitantes poderão conhecer utensílios e ferramentas originais, usados na época em que se encontrava em pleno funcionamento.

A AMA Entrevinhas terá serviço de bar no local com possibilidade de refeição ligeira, sendo que os interessados devem fazer inscrição, até10 de abril, no Posto de Turismo de Sardoal ou em https://forms.gle/pgpCpTxosPcHbStT6

As atividades, de acesso gratuito, integram a programação da iniciativa “Moinhos Abertos de Portugal”, no âmbito do Dia Nacional dos Moinhos, que se assinala a 07 de abril.

Uma organização do Município de Sardoal e da Junta de Freguesia de Sardoal.

11:00

Cerimónia do Dia do Combatente

Sardoal

O Sardoal vai ser palco no próximo dia 11 de abril, a partir das 11 horas da manhã, de uma Cerimónia evocativa do Dia do Combatente. A iniciativa, organizada conjuntamente por este Município e pelo Núcleo de Abrantes da Liga dos Combatentes, decorrerá junto ao Monumento de Homenagem aos Combatentes do Concelho de Sardoal, no Jardim da Tapada da Torre.

Em Portugal, o Dia do Combatente é celebrado anualmente no dia 9 de abril, data em que se assinala o aniversário da Batalha de La Lys, para que os Combatentes sejam relembrados e homenageados pelo seu esforço prestado no cumprimento do serviço militar.

Com esta iniciativa, o Município pretende colaborar ativamente para a perpetuar a memória daqueles que lutaram pela sua Pátria, e de forma particular, os que entregaram o seu maior bem ao serviço de Portugal.

15:00

Traz o Teu Cinema

Sardoal

Se filmas por paixão, experimentas e acreditas que o cinema pode ser feito com o que se tem: uma câmara, uma ideia e o desejo de contar uma história, este convite é para ti!

A II Edição da Mostra de Curtas-Metragens ‘Traz o Teu Cinema’ tem lugar a 11 de abril de 2026, no Centro Cultural Gil Vicente, no Sardoal, e é uma oportunidade para qualquer realizador emergente sobressair-se no grande ecrã e partilhar a sua liberdade criativa num ponto de encontro entre criadores e públicos.

Porque o cinema não precisa de ser distante, nem caro. Precisa apenas de ter lugar.

Esta segunda edição da nossa mostra “Traz o Teu Cinema” promete novidades, diferentes formas de pensar o cinema e surpresas pelo caminho. No dia 11 de abril o cinema vai ocupar o Sardoal em apoteose.

Este ano introduzimos ainda dois momentos com dois conceituados realizadores: Mário Macedo e Marta Ramos, que vêm partilhar contigo a sua experiência!

Image

Contactos

CÂMARA MUNICIPAL

241 850 000 (Chamada rede fixa nacional)
geral@cm-sardoal.pt

BOMBEIROS MUNICIPAIS

241 850 050 (Chamada rede fixa nacional)

EMERGÊNCIA SOCIAL

926 513 181 (Chamada rede móvel nacional)
emergencia.social@cm-sardoal.pt

Image