Projeto Radar Social arrancou no nosso Concelho

banner noticia radar social copy

Teve início em 1 de julho, no nosso Concelho, o Projeto Radar Social, uma medida do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que visa sinalizar e apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade social, pobreza e exclusão social e que assenta no desenvolvimento de um trabalho de parceria e de cooperação, de referenciação e de (re)conhecimento dos problemas de pobreza e exclusão social, em complementaridade com a rede social.
O desenvolvimento deste projeto surge no seguimento de uma candidatura, apresentada por este Município, no âmbito do investimento RE-C03-i01 – Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais, apoiada pelo PRR, na tipologia Radar Social – Criação de Equipa para Projeto Piloto.
Com um horizonte temporal de 27 meses, através desta medida, será implementado um sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação do território, na ativação das respostas e otimização dos recursos, visando trazer maior eficácia à ação das entidades locais, apoiada na noção de desenvolvimento social integrado. Para tal, foi constituída uma equipa Técnica multidisciplinar, constituída por 2 Técnicos Superiores (de Serviço Social e de Psicologia), que irão dar um contributo decisivo para a construção, atualização e enriquecimento do conhecimento destes fenómenos no nosso território.
Na primeira fase, com duração de três meses, será feito um trabalho de atualização do diagnóstico social, atualização do plano de desenvolvimento social e criação do plano de ação. Na segunda e última fase, será elaborado um sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação do território, na ativação das respostas e otimização dos recursos, visando trazer maior eficácia à ação das entidades locais, apoiada na noção de desenvolvimento social integrado e ainda desenvolvido o plano de ação identificado na fase 1 do projeto.

A identificação de casos de pobreza e exclusão social, o acompanhamento da situação de vulnerabilidade das famílias e a articulação com os serviços e as entidades locais, pretendem garantir a prestação de apoio e serviços adequados às necessidades do território deste Concelho. Além disso, visa a progressão, também, na formação e na capacitação das pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Através do Radar Social de Sardoal pretende-se tornar o Concelho mais solidário e inclusivo, onde todos têm a oportunidade de viver com dignidade e respeito. Este é um projeto que demonstra o compromisso desta Autarquia com o bem-estar dos seus munícipes e com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.