Conselho Municipal de Turismo criado em Sardoal

banner noticia explosão2

Decorreu na passada terça-feira, dia 12 de dezembro, a primeira reunião do Conselho Municipal de Turismo do Concelho de Sardoal (CMTS), na qual os membros que integram este órgão tomaram posse e foram apresentados os objetivos deste Conselho.
O CMTS é presidido pelo Presidente desta Câmara Municipal e assume-se como um órgão de debate e reflexão do Turismo de âmbito municipal, com funções de natureza consultiva, de articulação e cooperação para as questões relacionadas com o Turismo e que visa promover, acompanhar, analisar, debater e sustentar um processo de reflexão estratégica, mobilizando os agentes locais na definição das linhas de atuação entre entidades públicas e privadas afim de melhorar a oferta turística, identificar oportunidades de mercado e promover novas dinâmicas de desenvolvimento turístico deste Concelho compatibilizados com o Plano de Atividades da Câmara Municipal.

Tendo em conta que o setor de Turismo em Portugal tem seguido a tendência mundial de forte crescimento, sendo o nosso país um dos que mais cresce e que esse crescimento se reflete também no Sardoal e que o surgimento simultâneo de um maior número de atores no setor, bem como de uma oferta turística mais estruturada (Rota da Estrada N2, Turismo Religioso, Turismo de Natureza, Turismo Cultural e aposta nos produtos locais e no artesanato), torna-se evidente a sua importância crescente na economia e desenvolvimento do Concelho.
Desta forma, com a criação do Conselho Municipal de Turismo de Sardoal pretende-se uma maior aproximação do poder público com a sociedade civil, fortalecendo a participação democrática na formulação e na implementação de políticas públicas para o Turismo municipal.