Exercício “Aldeia Segura” em Santiago de Montalegre

aldeia segura noticia

O Município, através do Gabinete de Proteção Civil, Florestal e Bombeiros, vai levar a efeito na próxima segunda-feira, 4 de setembro, por volta das 17 horas, um exercício de evacuação e confinamento nas aldeias de Montalegre, Lameiras, Lomba e Casal dos Pombos, freguesia de Santiago de Montalegre.
O exercício em causa, ao abrigo do programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”, pretende simular e testar o processo de evacuação e confinamento da população das aldeias, em caso de incêndio rural, devendo os habitantes deslocar-se para o ponto de encontro e abrigo coletivo previamente definido, que se localiza no edifício da Junta de Freguesia.
Será simulada a ocorrência de um incêndio rural, desenvolvendo-se este com muita intensidade, sendo que irá afetar as localidades de Montalegre, Lameiras, Lomba e Casal dos Pombos, ocorrendo a participação da Proteção Civil, Bombeiros Municipais, GNR, Junta de Freguesia de Santiago de Montalegre, população, entre outras entidades.

Recorde-se que “Aldeia Segura” é um Programa de Proteção de Aglomerados Populacionais e de Proteção Florestal, destinado a estabelecer medidas estruturais para proteção de pessoas e bens, dos edificados na interface urbano-florestal, com a implementação e gestão de zonas de proteção aos aglomerados e de infraestruturas estratégicas, identificando pontos críticos e locais de refúgio.
“Pessoas Seguras” visa promover ações de sensibilização para a prevenção de comportamentos de risco, medidas de autoproteção e realização de simulacros de planos de evacuação, em articulação com as autarquias locais.
Um Exercício de confinamento é um exercício de movimentação da população para os locais de abrigo e de refúgio – ações destinadas a executar os procedimentos de deslocação da população do aglomerado para o local de abrigo (em espaço fechado) ou de refúgio (em espaço aberto) durante a passagem de um incêndio rural, nos casos em que tal seja a opção mais viável ou a única possível.

PDF-icon Montalegre - Mapa