Município distinguido como destino turístico de sucesso

banner noticia turismo 2023

O Sardoal foi distinguido como um dos cinco municípios (4.º lugar) como destino turístico de sucesso em Portugal. A distinção, atribuída pelo IPDT (Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo), foi entregue ao Presidente da Câmara, Miguel Borges, no dia 23 de fevereiro, durante a Tourism Conference 2023 que decorreu em Vila Nova de Gaia.
A cerimónia contou com a presença do Sr. Secretário de Estado do Turismo, Dr. Nuno Fazenda, da Sra. Secretária Regional de Turismo dos Açores, Dra. Berta Cabral, e do Presidente da Região de Turismo do Centro, Dr. Pedro Machado.
Na sua intervenção, Miguel Borges salientou que no interior do país as pessoas têm tempo para usufruir da qualidade de vida que existe e que o Sardoal tem-se vindo a afirmar ao nível do turismo religioso, de natureza e cultural. Realçou que esta distinção é uma honra, mas também uma responsabilidade para o Município que estará atento e trabalhará para manter os bons indicadores e melhorar os outros.

A Avaliação teve por base 17 indicadores: Proporção de superfície das áreas classificadas (%); Resíduos urbanos recolhidos por habitante (kg/ hab.); Proporção de massas de água com bom estado/ potencial ecológico (%);Água distribuída por habitante (m³/ hab.); Consumo doméstico de energia elétrica por habitante (kWh/ hab.); Emissões de CO2 eq por habitante (ton/hab); Total de crimes por 10000 habitantes; Disparidade no ganho médio mensal (Entre sexos - %) da população empregada por conta de outrem; Violência doméstica contra cônjuge ou análogos por 10000 habitantes; Intensidade turística (dormidas/100 habitantes); Densidade turística (dormidas/km2); VAB por trabalhador - Alojamento, restauração e similares  (€); Taxa sazonalidade (%); Rev Par (€) nos estabelecimentos de alojamento turístico; Estada média (N.º) nos estabelecimentos de alojamento turístico; Taxa desemprego e Certificação do Município por entidade acreditada ou reconhecida pelo GST.