

Quando um caminho parece impossível, devemos desistir? Enrico Berlinguer, líder do Partido Comunista Italiano (PCI), o maior partido comunista do Ocidente nos anos 70, não o fez. Movido pela ambição de construir o socialismo na democracia, desafiou os dogmas da Guerra Fria e de um mundo dividido. Durante cinco anos, o PCI tentou chegar ao governo, dialogando com o maior partido do país, a Democrazia Cristiana, quase mudando a história.
O ano é 1944. Em Vermiglio, uma vila remota e montanhosa, acompanhamos a vida do professor Caesar e a sua numerosa família. Um a um, a câmara foca-se em cada membro, enriquecendo a sua caracterização e incluindo o espectador no interior da dinâmica familiar. O drama central dá-se com a chegada de Pietro, um desertor, à vila. Lentamente, floresce um romance entre a filha mais velha de Caesar e Pietro. Uma
sensação inquietante permeia todo o filme, deixando-nos inseguros sobre o que está por vir, como se o espectador fosse ele mesmo um habitante desta vila isolada.
Primavera em Lisboa e Nicolau faz 24 anos, mas não festeja. A viver em casa dos pais, refém de um sonho de ser músico que não se concretiza e preso à imagem ideal de uma ex-namorada que o deixou há um ano e não voltou a rever, Nicolau sente-se incapaz de andar para a frente e inventar uma vida que seja sua. Vai tendo biscates que não lhe permitem sair de casa dos pais, até ao dia em que descobre que também a mãe está tão insatisfeita com a vida como ele...
No interior de Portugal, grupos de desconhecidos encontram-se numa viagem artística e existencial: a criação de um espetáculo que cruza diferentes expressões culturais. O realizador, parte integrante destes encontros, convoca memórias, dialoga com a vida e espreita para o insondável de si próprio e de cada personagem. Filmado ao longo de uma década, entre 2011 e 2021, “Mississipis” é um retrato de “A Viagem”, um projeto artístico da coreógrafa e bailarina Filipa Francisco, que une dança contemporânea e dança tradicional portuguesa.
Pietro é um conceituado professor, Teresa é a sua brilhante e precoce aluna. O seu caso é ilícito e tempestuoso. Na sequência de uma discussão, Teresa sugere que cada um conte um segredo ao outro, um segredo tão vergonhoso ou chocante que, se fosse tornado público, destruiria a vida da pessoa. O tempo passa, a estatura de Pietro como escritor cresce e a sua família instala-se no conforto de uma vida burguesa. Apesar disso, assombra-o a possibilidade de Teresa reaparecer um dia e destruir o seu mundo com o segredo que conhece.
Os refugiados palestinianos Chatila e Reda estão a apostar tudo o que têm numa mudança de vida. Os primos estão a poupar para pagar passaportes falsos para saírem de Atenas, mas quando Reda perde o dinheiro devido ao vício em drogas, Chatila engendra um plano extremo para se fazer passar por contrabandistas numa tentativa de os tirar da situação desesperada antes que seja tarde demais.
A dona de casa Pansy não é feliz. É agorafóbica, hipocondríaca e paranoica em relação a animais, pássaros, insectos, plantas e flores. É conflituosa com toda a gente, especialmente com o seu marido canalizador Curtley e com o seu filho desempregado Moses, que ela acha que está a desperdiçar a sua vida. A sua irmã Chantelle gere um salão de cabeleireiro próspero. Mãe solteira, gosta da vida e vive harmoniosamente com as filhas Kayla, que trabalha em cosmética, e Aleisha, advogada estagiária.
Um homem e o seu filho chegam a uma rave perdida no meio das montanhas áridas e fantasmagóricas do sul de Marrocos. Procuram Marina, a sua filha e irmã, desaparecida há meses numa dessas festas intermináveis e sem descanso.
Rodeados por música eletrónica e por uma sensação de liberdade crua e desconhecida, mostram a sua fotografia vezes sem conta. A esperança começa a desaparecer. Empurrados pelo destino, insistem e seguem um grupo de ravers a caminho de uma última festa no deserto. Talvez Marina lá esteja. À medida que se aventuram mais adentro do deserto escaldante, a viagem obriga-os a confrontar os seus limites.
Filme da seleção oficial do Festival de Cannes 2025, em competição. Prémio do Júri.
Marcielle, de 13 anos, vive na Ilha de Marajó, no coração da floresta amazónica. Para quebrar um ciclo terrível que aprisiona as mulheres ao seu redor numa região isolada, ela precisa fazer o impossível para se libertar a si e à irmã mais nova do abismo escuro de silêncio mantido pela família.