Pelas mãos de Rui Sousa, esta é a segunda parte de uma oficina e construção de gigantones, iniciada em 2024, uma espécie de marionetas gigantes. Uma exaltação dos gigantes como obra de um povo e comunidade.
A arte da construção e manipulação dos gigantones é sem dúvida uma forma de expressão com um complexo criativo enorme. A escultura, a estrutura, a cor, a forma, os traços populares, as danças e os sons... Tudo combinado oferece um quase ritual estético e sonoro de arruadas por este nosso país fora. Os gigantones são marionetas que enchem os olhos do povo de uma forma ligeira e divertida, e de certa forma inexplicável, de como um gigante pode ser tão atraente para quem o vê passar e tão divertido, fazendo esquecer a sua dimensão, forma grotesca e monstruosidade.
Estas criaturas servem também para representar sentimentos e estados de espírito. Algumas personagens não só representam o personagem em concreto, como também o seu temperamento e missão.
Estando o Sardoal intimamente ligado à arte cénica de Gil Vicente, as suas figuras alegóricas são inúmeras e nesta iniciativa vamos debruçar-nos sobre elas.
A participaçao é completamente gratuita e os materiais serão todos fornecidos pelo dinamizador Rui Sousa.
As incrições são gratuitas, mas limitadas a 15 pessoas, maiores de 12 anos.
Para informações e inscrição, envie e-mail com nome, idade e contacto telefónico para o e-mail cultura@cm-sardoal.pt.
mais info