Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

Newsletter - Centro Cultural Gil Vicente - semana 04 a 10 de Maio 2026

Newsletter - Centro Cultural Gil Vicente - semana 04 a 10 de Maio 2026

‍Newsletter

Centro Cultural Gil Vicente - Sardoal

Cinema

06 de Maio 2026

21h30


Marina, de 18 anos, órfã desde tenra idade, viaja até à costa atlântica de Espanha para obter a assinatura dos avós paternos que nunca conheceu para uma candidatura a uma bolsa de estudo. Marina navega num mar de novas tias, tios e primos, sem saber se será acolhida, ou se encontrará resistência. Mexendo com emoções há muito enterradas, reaviva a ternura e descobre feridas ocultas ligadas ao passado, enquanto junta as memórias fragmentadas e muitas vezes contraditórias dos pais de que mal se lembra. Filme da seleção oficial do Festival de Cannes 2025, em competição.


Workshop e Arruada

08 / 09 / 10 de Maio 2026


Pelas mãos de Rui Sousa, esta é a segunda parte de uma oficina e construção de gigantones, iniciada em 2024, uma espécie de marionetas gigantes. Uma exaltação dos gigantes como obra de um povo e comunidade.


A arte da construção e manipulação dos gigantones é sem dúvida uma forma de expressão com um complexo criativo enorme. A escultura, a estrutura, a cor, a forma, os traços populares, as danças e os sons... Tudo combinado oferece um quase ritual estético e sonoro de arruadas por este nosso país fora. Os gigantones são marionetas que enchem os olhos do povo de uma forma ligeira e divertida, e de certa forma inexplicável, de como um gigante pode ser tão atraente para quem o vê passar e tão divertido, fazendo esquecer a sua dimensão, forma grotesca e monstruosidade.


Estas criaturas servem também para representar sentimentos e estados de espírito. Algumas personagens não só representam o personagem em concreto, como também o seu temperamento e missão.


Estando o Sardoal intimamente ligado à arte cénica de Gil Vicente, as suas figuras alegóricas são inúmeras e nesta iniciativa vamos debruçar-nos sobre elas.


A participaçao é completamente gratuita e os materiais serão todos fornecidos pelo dinamizador Rui Sousa. 


As incrições são gratuitas, mas limitadas a 15 pessoas, maiores de 12 anos.


Para informações e inscrição, envie e-mail com nome, idade e contacto telefónico para o e-mail cultura@cm-sardoal.pt.

 

mais info


Esta é a Newsletter do Centro Cultural Gil Vicente - Sardoal


Centro Cultural Gil Vicente 

Municipio de Sardoal | Av. D. João III

2230-135 Sardoal

T. 241 855 194 | ccgilvicente@cm-sardoal.pt


www.ccgv.sardoal.pt | www.cm-sardoal.pt