A Terra Treme - 5 de Novembro - 11h05

aterratreme noticia copy Cartaz   A TERRA TREME 2021

A Autoridade Nacional de Emergência e proteção Civil (ANEPC), em parceira com os Serviços Municipais de Proteção Civil (SMPC), promove anualmente o exercício público de âmbito nacional de sensibilização para o risco sísmico A TERRA TREME.
Este ano, a 9.ª Edição realiza-se no dia 5 de novembro, às 11:05 horas, data que coincide com o Dia Internacional dos Tsunamis.
O Objetivo deste Exercício, durante o qual se exercitam os “3 gestos que salvam” – BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR – é capacitar os cidadãos a saberem como agir em caso de sismo.
Para tal, é imperioso que sejam conhecidas por todos as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar ANTES, DURANTE e DEPOIS da ocorrência de um sismo.
Além das Escolas, cuja adesão à iniciativa tem sido enorme ao longo das sucessivas edições, os promotores têm, ano após ano, alargado a toda a sociedade a reflexão sobre a temática do risco sísmico, procurando envolver um número crescente de participantes neste Exercício.

Este Exercício é um ato de cidadania. Um compromisso cívico que exige a todos um empenhamento ativo na persecução da sua própria proteção e segurança e a todos os que nos rodeiam. Deste modo, consideramos importante que as organizações – públicas, privadas e associativas – também se comprometam neste desiderato coletivo, envolvendo os seus trabalhadores e colaboradores no processo de incremento do seu grau de prontidão e reação a sismos. O objetivo é comprometer e envolver todos os cidadãos na construção de uma sociedade mais segura e resiliente a catástrofes.

pdf icone Folheto "A Terra Treme"

pdf icone Folheto - Sismos