Sessões de esclarecimento sobre implementação da rede primária de faixas de gestão de combustível

banner noticia explosão2

O Município de Sardoal, através do seu Gabinete Técnico Florestal, vai promover sessões de esclarecimento sobre a Implementação da rede primária de faixas de gestão de combustível, no dia 7 de agosto. Decorrerão três sessões, a primeira, às 10 horas, no Centro Cultural Gil Vicente (prédios rústicos da Freguesia de Sardoal); seguindo-se, pelas 11h30m, uma nova sessão no Salão da Junta de Freguesia de Santiago de Montalegre (prédios rústicos da Freguesia de Santiago de Montalegre); e pelas 14h30m, no Pavilhão da Associação de Panascos (prédios rústicos da Freguesia de Alcaravela).
A rede primária de faixas de gestão de combustível (FGC) é reconhecida por todos como uma infraestrutura fundamental na defesa de pessoas, bens e do espaço florestal, nomeadamente na diminuição da superfície percorrida por grandes incêndios, na redução de efeitos de passagem de incêndios, protegendo de forma passiva as vias de comunicação, infraestruturas e equipamentos sociais, e pelo isolamento de potenciais focos de ignição de incêndios.

Com este intuito, o Governo de Portugal, através do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), irá implementar no território nacional, e neste caso, no Concelho de Sardoal, as ditas FGC, estando estas planeadas e definidas nos Planos de Defesa da Floresta Contra Incêndios, e incidindo apenas, sob o espaço florestal (matos e povoamentos florestais), estando excluídas as áreas urbanas e agrícolas (vinhas, olivais, pomares, etc).